Ir para conteúdo

Anúncios

Troca e Manutenção do Trambulador do Cambio

• Por favor, faça o login para responder
44 respostas neste tópico

#1 Andy Abc d(-_-)b

Andy Abc d(-_-)b

Golf Gti #Dead!

• Administradores
  • 16.243 posts

Postado 02 março 2008 - 10:33

A pedidos do membro Rezende Web q necessita dessa ajuda, sergue:

Os câmbios da linha VW sempre foram referência em maciez e precisão nos engates, desde a época do velho Fusca. Salvo algumas exceções (como os primeiros Passat 1974/1976, com a infame “alavanca louca” e alguns “deslizes” da VW no final dos anos 90), praticamente todas as transmissões VW apresentam ótimo funcionamento por anos a fio.
Entretanto, tudo um dia cansa. E isso não é exceção para as buchas do trambulador dos VW refrigerados a água fabricados até 2001. Com o passar dos anos, o câmbio VW começa a apresentar engates imprecisos e duros. O que a maioria das pessoas não sabe é que o problema pode ser resolvido com a simples troca das buchas do trambulador. Trata-se de um procedimento bem simples, com custo total inferior a R$ 10,00 e que faz com que o câmbio do seu Santana ou Gol volte a funcionar como se fosse novo.
O procedimento aqui apresentado pode ser aplicado em Santanas e Gols de todos os anos. Todos os VWs a partir de 2001 passam a contar com um novo tipo de trambulador, mais rígido e que dispensa boa parte das buchas que eram empregadas até então.
1º passo – Compra do kit de buchas: O primeiro passo consiste em se dirigir até a loja de autopeças mais próxima e pedir pelo “kit de buchas de trambulador” da linha VW. Trata-se de um item que é facilmente encontrado em qualquer loja de autopeças por menos de R$ 10,00. Alguns proprietários de Santana afirmam que as buchas vendidas nas concessionárias são feitas de um material de durabilidade maior.

As buchas do trambulador: apenas 7 peçinhas

Estas buchas irão ser encaixadas no estribo de mancal, no indicador de mudanças e no cavalete de apoio do trambulador, peças que serão vistas a seguir. É importante frisar que o câmbio VW de 4 marchas utiliza um kit de buchas diferente deste.

2º passo – encontrando o trambulador: o segundo passo consiste em erguer o carro com um macaco hidráulico e apóia-lo sobre cavaletes. Os cavaletes devem ser colocados nos pontos de fixação do agregado ou diretamente nas longarinas do monobloco. A foto mostra nosso consultor técnico Felipe Bitu se divertindo com segurança embaixo de uma Quantum 1996.

Também é importante lembrar de acender um bico de luz (para iluminar bem o túnel da transmissão) e utilizar óculos de segurança. Não se trata de um serviço perigoso, mas é extremamente chato manusear ferramentas próximo ao assoalho do carro, pois muitos detritos acabam caindo nos olhos.

O trambulador é basicamente formado por 3 peças: o estribo de mancal da alavanca, o indicador de mudanças e o
cavalete de apoio, que podem ser vistos na foto abaixo. Um parafuso transversal (envolvido por um cilindro de metal) faz a união entre o estribo de mancal e o cavalete de apoio, que ficam articulados entre o indicador de mudanças e o seletor do câmbio.

Trambulador e outras peças anexas.

3º passo – desconectando o varão do trambulador: Para remover o trambulador do seu lugar, é preciso soltar o parafuso de fixação do varão da alavanca de mudanças com uma chave em formato de “L”, de número 13.

Com o parafuso solto, empurre o trambulador para a frente e o varão para trás. Se for preciso, balance a ponta estriada do varão para que a abraçadeira do indicador de mudanças saia com mais facilidade.

4º passo – desconectando o estribo de mancal do cavalete de apoio: Agora o trambulador estará preso ao seletor do câmbio através do estribo do mancal e do cavalete de apoio. O cavalete de apoio por sua vez estará preso à parte inferior do câmbio por um tirante. Tanto o estribo do mancal quanto o cavalete de apoio estão presos por um parafuso transversal envolvido por um cilindro de metal que precisa ser solto com o auxílio de duas chaves de boca número 13.

Agora o estribo de mancal está totalmente solto, basta puxar que ele se desencaixará automaticamente do indicador de mudanças e do seletor do câmbio. O indicador de mudanças também pode ser removido de imediato, restando apenas o cavalete de apoio, que permanece preso ao tirante fixo na parte inferior do câmbio.

5º passo – desconectando o cavalete de apoio do tirante: Se a bucha da rótula do cavalete estiver gasta, será muito fácil remover desencaixar a rótula do cavalete do tirante..

Se a bucha ainda estiver intacta, a remoção vai ser um tanto difícil, motivo pelo qual será necessário soltar o tirante do câmbio para remove-lo do cavalete já na bancada de trabalho.

Vista inferior do câmbio Volkswagen.

A visão final do trambulador removido é esta:

6º passo – identificando as buchas novas: o melhor a fazer neste momento é separar as 3 peças do trambulador:

O trambulador: apenas 3 peças.

Percebe-se que o indicador de mudança atua em paralelo com o seletor do câmbio, portanto, nenhuma bucha será instalada nele. As 4 buchas principais são aquelas que apóiam os eixos do indicador de mudanças e do seletor, formando a articulação com o cavelete de apoio e o estribo de mancal da alavanca.

Junto com o kit de buchas aparecem duas pequenas buchas de plástico rígido que não serão utilizadas. As duas buchas de apoio do indicador deverão ser calçadas com as duas borrachas pretas que as acompanham. As duas buchas menores são ad buchas de apoio do seletor e a bucha restante sem par é a bucha da rótula do cavalete de apoio do trambulador.

Abaixo, podemos ver o estado lastimável da bucha de apoio do indicador de marchas no cavalete. Esta bucha estourada e gasta é a responsável pela imprecisão nos engates.

Bucha desgastada (aproximadamente 3 anos de uso).

7º passo – instalando as buchas novas: instalar as buchas novinhas no estribo da alavanca e no cavalete não é uma coisa muito fácil de ser feita. Para que o trabalho fique menos árduo, deve-se lubrificar as peças metálicas com vaselina em pasta e logo em seguida efetuar um encaixe manual, empregando alguma força.

Lubrificação com vaselina em pasta

Em seguida, DELICADAMENTE, coloque o estribo e o cavalete com as buchas montadas em uma morsa e vã aplicando força AOS POUCOS, tomando cuidado para que o encaixe ocorra de maneira perfeita, sem empenar as buchas.

Muito cuidado no encaixe para não danificar a bucha.

Com todas as buchas instaladas, monte o indicador de mudanças no estribo e no cavalete e forçando o eixo do indicador contra as buchas.

8º passo – remontando o trambulador: agora que tudo está em seu devido lugar, basta remontar o trambulador em seu devido lugar, observando a ordem inversa de desmontagem. A única observação fica para a rótula do cavalete, pois será necessário forçar o tirante e sua respectiva bucha com um alicate de pressão.

Monte o trambulador com as duas mãos e insira o parafuso transversal.

Com o mesmo par de chaves de boca número 13, realiza-se o aperto do parafuso transversal e seu respectivo cilindro metálico.

9º passo – regulando o trambulador: para finalizar o serviço, basta conectar o varão de alavanca de mudanças no indicador de mudanças do trambulador. Desloca-se o seletor para a frente (engatando assim a quarta marcha). Em seguida, desloque a alavanca de mudanças dentro do automóvel, na posição em que se deseja engatar a quarta marcha.

Posição de engate da 4° marcha

Logo depois, basta apertar a abraçadeira do indicador no varão da alavanca com a chave “L” de número 13. Pronto, seu trambulador está com buchas novas!!!

Aperto da abraçadeira do indicador

Antes de sair com o carro, confira o engate das marchas, certificando-se de que todas as marchas estão engatando (especialmente a quinta-marcha e a marcha a ré). Se houver qualquer dificuldade no engate de uma ou duas marchas, basta soltar a abraçadeira do indicador e ir regulando o estriado do varão conforne a necessidade.

PS: TODOS OS CREDITOS Á:
Santana Clube do Brasil - http://www.santanaclube.com

#2 rezende.web

rezende.web

Renato

• Membro Forum
  • 3.601 posts

Postado 02 março 2008 - 10:36

É isso ai, fiquei na mão hoje com o carro e amanha vou precisar trocar esses bagulho ai pq nao engato nenuma marcha............

Vlw Andy....

#3 Rodrigo Carmaniacs

Rodrigo Carmaniacs

JetCar 10.000 Hps

• Membro Forum
  • 5.929 posts

Postado 02 março 2008 - 10:47

Otimo Topico... no meu pra por a 5ª th embaçado tb... a alavanca serrada tah osso....

mas um topico que entraria no "Faça Voce Mesmo"

#4 -=|Fer|*-*|ABC'Maniac|=-

-=|Fer|*-*|ABC'Maniac|=-

Fernandoo

• Membro Forum
  • 5.947 posts

Postado 02 março 2008 - 10:51

QUOTE(Rodrigo_Carmaniacs @ Mar 2 2008, 10:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Otimo Topico... no meu pra por a 5ª th embaçado tb... a alavanca serrada tah osso....

mas um topico que entraria no "Faça Voce Mesmo"

O seu eh só troca a alavanca po!!! barato...rsrs

E gurda minha manopla ai!!!

belo tópico... jah precisei emprovisar com arame kkkk

#5 VictorArrabal

VictorArrabal

Vitão

• Membro Forum
  • 3.749 posts

Postado 03 março 2008 - 01:15

Outra opção é trocar o trambulador inteiro...qnd comprei meu carro precisei fazer isso, achei um original VW novo por menos de R$40,00 e ficou perfeito...

#6 Patrão

Patrão

" PATROPS "

• Membro Forum
  • 1.023 posts

Postado 04 março 2008 - 09:33

Tbem jah sofri com esse problema por duas vezes, na primeira vez travou e naum entrava nenhuma marcha, cheguei ateh a ligar pro Andy pra pedir socorro que me deu uns toques do q fazer e resolvi ateh chegar em casa e a outra na Imigrantes a alavanca fikou boba com a quinta marcha engatada, consegui chegar ateh um mecanico q trocou todas as buchas e fikou zero ateh hj.

Topico otimo !!!

#7 BinhoLS

BinhoLS

Original

• Membro Forum
  • 36 posts

Postado 03 abril 2008 - 02:06

Parabéns pelo tópi Andy

#8 N3SSO

N3SSO

Voyage CL 90 CHT

• Membro Forum
  • 1.536 posts

Postado 03 abril 2008 - 08:02

Boa Andy,

Minha 3ª tá banguela, a alavanca fica super solta.

#9 marquinhos-pr

marquinhos-pr

Turbo Super

• Membro Forum
  • 548 posts

Postado 03 abril 2008 - 10:01

DEPOIS Q LI ESSE TÓPICO REPAREI NO CÂMBIO ATÉ Q NÃO ESTAVA TÃO RUIM MAS DECEDI TROCAR AI

FUI EM UM MECÂNICO E FALEI P ELE QUANTO SAIRIA P TROCAR ELE ME COBROU 40 PILA E FICOU ZERADO DENOVO

POR ISSO Q EU ACHO EXCELENTE ESSE SITE POIS MUITAS DÚVIDAS Q TINHA POSSO TIRAR E APRENDER MAIS DO MEU CARRO AGRADEÇO A TODOS!!!

#10 betocpx

betocpx
  • Estagiario Forum
  • 27 posts

Postado 16 maio 2008 - 06:19

excelente matéria!!!

#11 alkinoque

alkinoque

turbo diesel 0.8 bar

• Membro Forum
  • 470 posts

Postado 15 junho 2008 - 09:24

eu so tenho um coselho pra dar que quem não tem muita esperiencia com mecanica
que não meicha no indicador de mudança da pra trocar as buchas sem tira ele ok
pois depois vai ter dor de cabeça pra cicronizar as marchas ok

smile_blz.gif smile_blz.gif smile_blz.gif

#12 dyegom

dyegom

Dragster Light

• Membro Forum
  • 2.162 posts

Postado 15 junho 2008 - 10:00

eu nem me arisco ... !!!!!!!!! auhauha

#13 roger

roger

Dragster Light

• Membro Forum
  • 2.321 posts

Postado 16 junho 2008 - 07:54

Esse ai eu não encaro não, se desmontar isso, nunca mais monto... hauhau.gif

Minha alavanca ta com muitas folgas, será que trocando essas borrachas ela fica justinha de novo???

#14 roger

roger

Dragster Light

• Membro Forum
  • 2.321 posts

Postado 21 junho 2008 - 07:44

QUOTE(roger @ Jun 16 2008, 07:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Minha alavanca ta com muitas folgas, será que trocando essas borrachas ela fica justinha de novo???

UP!!!
Alguém???

#15 Andy Abc d(-_-)b

Andy Abc d(-_-)b

Golf Gti #Dead!

• Administradores
  • 16.243 posts

Postado 21 junho 2008 - 08:44

QUOTE(roger @ Jun 16 2008, 07:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>

SIM!!!!!!

#16 everart

everart

Scap Sport

• Membro Forum
  • 62 posts

Postado 10 abril 2009 - 08:53

pô queria pedir pra quem tiver as fotos ou o tópico completo pra repostar!!!! quero trocar a minha essa semana eu mesmo.

#17 Serjãoracing

Serjãoracing

Turbo Super

• Membro Forum
  • 662 posts

Postado 11 abril 2009 - 06:58

Troquei o meu p moderno q usa o mesmo reparo do antigo (5m) , o grande lance é comprar o reparo original q é fácil de encontrar. Fuja daqueles q vem na cartelinha, todo bonitinho q ñ presta. Uma boa dica p o tramb antigo é esmerilhar um pouco as laterais daquele tubinho do meio, q fará ele ficar mais justo.

Editado por Serjãoracing, 11 abril 2009 - 06:59 .

#18 Perolado

Perolado

Turbo Light 2,0 Bar

• Membro Forum
  • 348 posts

Postado 12 abril 2009 - 02:13

Pessoal, do meu voyage 4 marchas foi trocado o cambio e tdas as buchas do trambulador, porem, minha alavanca de cambio fica extremamente solta qdo engatada. Outra coisa é q ela fica com uma certa resistencia pra puxar pro lado esquerdo e totalmente solta pro direito.

Eu ouvi fala q tem alguma regulagen pra fz, mas nao é no trambulador, é isso msmo?

#19 Serjãoracing

Serjãoracing

Turbo Super

• Membro Forum
  • 662 posts

Postado 24 abril 2009 - 11:05

É isso mesmo a regulagem tem q ser feita p duas pessoas, uma fica p baixo e a outra p cima. Duas chaves 13 mm (uma de "ele" e outra comum) quem está p baixo afrouxa e quem está em cima regula. É um pouco trabalhoso mas dá p chegar a algo bem satisfatório. Tem q ver tbm se a "rótula" está legal e se a alavanca está sem folga. smiley20.gif

#20 brasa

brasa

VOYAJÃO

• Membro Forum
  • 752 posts

Postado 24 abril 2009 - 06:22

já troquei no meu tbm, uma vez passei e pegou uma pedra e saltou minha alavanca e precisei fazer
AS FOTOS ESTÃO APARECENDO PRA TODOS?

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anônimos