Ir para conteúdo

Anúncios

Retífica do motor

• Por favor, faça o login para responder
16 respostas neste tópico

#1 Jack Daniels

Jack Daniels

Turbo Light 2,0 Bar

• Membro Forum
  • 432 posts

Postado 17 janeiro 2007 - 03:26

Ae galera, ontem sai com um broder meu, cada um no seu carro, e no caminho, obviamente, a gente deu uma puxada. E obviamente, de novo, o voya andou na frente. Mas aí meu broder falou que quando eu esticava na frente dele, meu carro tava fumando. Bem de leve, mas tava. Logo concluí que seria anel. E isso se resolve só com uma retífica, certo?

Mas agora estou imaginando que para a trocar o anel do pistão eu poderia abrir o motor por baixo e não por cima. Tirar o cárter, o vira breca, as bielas e depois os pistões. Dessa forma eu n precisaria tirar cabeçote e junta, evitando a necessidade de aplainar o cabeçote.

Será que a minha divagação procede?

#2 Andy Abc d(-_-)b

Andy Abc d(-_-)b

Golf Gti #Dead!

• Administradores
  • 16.231 posts

Postado 17 janeiro 2007 - 04:02

No procede.......

1º - Se esta fumando pouco, pra que abrir agora!?
2º - Quem te falow da necessidade de plainar o cabeçote só pq o retirou... vai ser montado no mesmo bloco certo!?
3º - Para resolver o problemas com aneis q gastaram ou viraram (causa de fumaça) troca-se apenas os aneis.... pq trocar pistão!?
4º - Caso realmente haja necessidade de trocar pistão e aneis ( Deve ser avaliado isso por profissional) deve ser trocado por cima..... tem de tirar o cabeçote e abrir o carter para soltar as bielas em baixo e puchar o pistão por cima....
5° - para tira os pistões por baixo é necessario tirar o vira e para isso é necessario retirar o motor completo do seu carro..... soltar o volando do motor e só depois abri-lo...vc acha isso mais facil!?

É isso ai espero q tenha entendido oks! sm4.gif

#3 Jack Daniels

Jack Daniels

Turbo Light 2,0 Bar

• Membro Forum
  • 432 posts

Postado 17 janeiro 2007 - 07:25

QUOTE (Andy Abc @ Jan 17 2007, 04:02 PM)
No procede.......

1º - Se esta fumando pouco, pra que abrir agora!?
2º - Quem te falow da necessidade de plainar o cabeçote só pq o retirou... vai ser montado no mesmo bloco certo!?
3º - Para resolver o problemas com aneis q gastaram ou viraram (causa de fumaça) troca-se apenas os aneis.... pq trocar pistão!?
4º - Caso realmente haja necessidade de trocar pistão e aneis ( Deve ser avaliado isso por profissional) deve ser trocado por cima..... tem de tirar o cabeçote e abrir o carter para soltar as bielas em baixo e puchar o pistão por cima....
5° - para tira os pistões por baixo é necessario tirar o vira e para isso é necessario retirar o motor completo do seu carro..... soltar o volando do motor e só depois abri-lo...vc acha isso mais facil!?

É isso ai espero q tenha entendido oks! sm4.gif

1º - Valeu pela resposta, Andy
2º - Ainda n pretendo abrir, vou deixar um tempo ainda pq ele só tá fumando em alta mesmo.
3º - Um mecânico me falou que sempre quando se tira o cabeçote é preciso fazer o aplainamento do próprio, pois quando se tira ele é possível haver deformações criando folgas na remontagem.
4º - To querendo trocar os pistões pq da última vez que eu os vi eles estavam bem carbonizados. E possivelmente eu vá passar o carro pra 1.9 pra aspira-lo. Aliás, quais os pistões indicados no caso?
5º - Achei que seria possível tirar os pistões por baixo só, sem tirar o motor do carro. Na hora que tirasse as bielas já tiraria os pistões juntos, tudo por baixo. N me toquei que o vira iria ficar no meio do caminho, riss.gif.

Então, no caso, pra tirar por cima mesmo deve-se tirar as bielas por baixo sem tirar o vira?

Será que essa operação pode ser feita por mim mesmo?

Quais as dificuldades que poderiam me ocorrer?

#4 Rogercwb

Rogercwb

Turbo Super

• Membro Forum
  • 720 posts

Postado 17 janeiro 2007 - 09:07

pra 1.9 usa-se geralmente o vira de 1.8 (original em seu caso) com pistões do AP 2.0 2ª retífica 83,5mm ficando com exatos 1892cc
e no caso dos pistoes de monza 1.8 (meio chatinho de fazer parece q precisa trabalhar os pinos) q tem 84,8mm fica com 1951cc

Sobre fazer vc mesmo.. tem ferramental?? se não tiver nem arrisque...

#5 VictorArrabal

VictorArrabal

Vitão

• Membro Forum
  • 3.749 posts

Postado 18 janeiro 2007 - 03:02

Ai Jack...nd sai por de baixo do motor...o vira ocupa mto espaço...e não é prático, mto menos funcional fz desse jeito q vc mencionou

Pra fz esse serviço vc tem q tirar o cabeçote...tirar o carter...ai remover os casquilhos das bielas e ir sacando os conjuntos biela/pistão por cima...pra montar se faz o caminho inverso...pode ver até nos Overhaulin e Rides da vida q qnd eles montam os motores ele colocam os pistões/bielas por cima...é mais fácil pq vc já põe o conjunto no lugar certo em cima do vira, na posição em que eles vão trabalhar...e não há perigo d alguma peça se mecher demais e tal...sem contar q se vc montar cabeçote primeiro e for por os pistões por baixo na hora de coloca vc num vai ter a noção exata do posicionamento do conjunto, portanto pode ocorrer do pistão bater no cabeçote ou em alguma válvula...td bem q o impacto não é o suficiente pra danificar, mas nunca se sabe né...além do mais, algo q acabei de lembrar, o pistão entra no cilindro com ajuste tipo interferência, ou seja é necessário bater de leve com um macete de nylon na cabeça do pistão pra ele acentar direitinho...colocando ele por baixo a área pra vc bater (nesse caso vc bateria na base da biela) é mto pequena, oq poderia ocasionar algum dano às bielas na hora das marteladas...além do mais o bloco atrapalharia essa atividade...outro detalhe maior...trabalhando por baixo do motor, com ele montado no carro, vc estaria trabalhando contra gravidade, oq na mecânica nunca é interessante...

Qnt a fz em ksa...ao menos que vc tenha uma mini-oficina na sua garagem não é nd recomendável...principalmente pq seu motor não é 0Km e nem td pode sair como o planejado...além do mais não tem como mecher no motor decentemente ser tira-lo do carro...

Bom...pelo menos foi oq eu aprendi na net (e no SENAI)...nunk apliquei por falta d oportunidade...peço inclusive, pro pessoal daqui que realmente manja de mecânica me corrija caso eu tenha falado alguma bobagem...

espero ter ajudado...flwww

#6 Jack Daniels

Jack Daniels

Turbo Light 2,0 Bar

• Membro Forum
  • 432 posts

Postado 18 janeiro 2007 - 01:19

QUOTE (Rogercwb @ Jan 17 2007, 09:07 PM)
pistões do AP 2.0 2ª retífica

O que vc quis dizer com essa 2ª retífica? É aplainamento do cabeçote?
Meu cabeçote já sofreu uma retífica na minha mão. Não sei na mão de outros donos.

QUOTE (VictorArrabal @ Jan 18 2007, 03:02 AM)
Qnt a fz em ksa...ao menos que vc tenha uma mini-oficina na sua garagem não é nd recomendável...principalmente pq seu motor não é 0Km e nem td pode sair como o planejado...além do mais não tem como mecher no motor decentemente ser tira-lo do carro...

Mas acho que dá pra fazer sem tirar o motor, não? Fazer do jeito que vcs falaram de tirar o cabeçote, depois parte de baixo, cárter etc...

Quais seriam as possíveis dificuldades de se fazer isso em casa?

#7 VictorArrabal

VictorArrabal

Vitão

• Membro Forum
  • 3.749 posts

Postado 18 janeiro 2007 - 01:39

Mano...isso q ele disse é q é assim existem 3 tipos de pistão 2.0: Medida Starndard (q vem no motor zerado), pistão 1º retífica (pra compensar o desbaste de material na parede dos cilindros é necessário um pistão maior) e 2ª retífica (msm motivo da anterior)...e num é qnt ao aplainamento do cabeçote não velho, e qnt ao tamanho dos cilindros, tendeu?

Agora do q eu falei...dá pra fazer em casa...mas vc tem que ter as ferramentas corretas se não você pode perder o motor, sem contar que é necessário ter um bom conhecimento em mecância pra fz isso, e pelo q vejo através das suas perguntas você não tem ainda...sem contar q pra aumentar o tamanho dos cilindros é obrigatório tirar o motor do carro porque vc precisa colocar o bloco numa mandrilhadora para aumentar o tamanho dos cilindros (alias pra fz esse serviço tb tem q ser uma pessoa q manje pra num dar nada de errado)...agora se você quer só verificar os anéis num precisa tirar o motor do carro não...mas msm assim não aconselho vc a fz isso em casa pela falta de ferramental (ao menos que vc tenha uma mini-oficina na sua garagem) e falta de experiência nesse tipo de serviço...

Tendeu?

#8 Jack Daniels

Jack Daniels

Turbo Light 2,0 Bar

• Membro Forum
  • 432 posts

Postado 18 janeiro 2007 - 02:09

QUOTE (VictorArrabal @ Jan 18 2007, 01:39 PM)
Mano...isso q ele disse é q é assim existem 3 tipos de pistão 2.0: Medida Starndard (q vem no motor zerado), pistão 1º retífica (pra compensar o desbaste de material na parede dos cilindros é necessário um pistão maior) e 2ª retífica (msm motivo da anterior)...e num é qnt ao aplainamento do cabeçote não velho, e qnt ao tamanho dos cilindros, tendeu?

Hmmm. Então o pistão 2ª retífica já vem maior que o standard de fábrica?!
3 perguntinhas: Eles são forjados? São de cabeça chata? Servem pra alcool?

QUOTE (VictorArrabal @ Jan 18 2007, 01:39 PM)
Agora do q eu falei...dá pra fazer em casa...mas vc tem que ter as ferramentas corretas se não você pode perder o motor, sem contar que é necessário ter um bom conhecimento em mecância pra fz isso, e pelo q vejo através das suas perguntas você não tem ainda...sem contar q pra aumentar o tamanho dos cilindros é obrigatório tirar o motor do carro porque vc precisa colocar o bloco numa mandrilhadora para aumentar o tamanho dos cilindros (alias pra fz esse serviço tb tem q ser uma pessoa q manje pra num dar nada de errado)...agora se você quer só verificar os anéis num precisa tirar o motor do carro não...mas msm assim não aconselho vc a fz isso em casa pela falta de ferramental (ao menos que vc tenha uma mini-oficina na sua garagem) e falta de experiência nesse tipo de serviço...

Tendeu?

Então pra esses pistões entrarem é preciso raspar as paredes do cilindos?!

Imaginei que como eu teria que abrir o motor pra fazer a retífica eu já proveitaria prá aumentar a cilindrada. Seria uma espécie de prólogo da aspiração que eu prentendo fazer nesse motor, ehehe.

Obviamente as partes do serviço que exigem perícia e técnica não seriam feitas por mim. Pretendia apenas fazer o desmonte, que imaginei não ser tão difícil.

Tem 2 motivos prá eu querer fazer isso: aprender um pouco de mecânica e não ficar na mão de mecânico picareta. Por isso recorri à galera do fórum, que parece ser bem instruída no assunto.

Mas mesmo que eu mande fazer esse serviço eu gostaria da ajuda da galera, pra saber exatamente como é todo o processo pra não ser enrolado na mão de mecânico.

De adianto já agradeço a smile_oie.gif!

#9 Andy Abc d(-_-)b

Andy Abc d(-_-)b

Golf Gti #Dead!

• Administradores
  • 16.231 posts

Postado 18 janeiro 2007 - 02:26

Na boa leva pra um profissional.... mas profissional de verdade, nem tenta dar na mão de curioso.....
cara pra vc mesmo fazer até pode só q vc teria de ter estudado mecanica... ter pratica..... e conhecer a tecnica da preparação......
Na boa isso naum é pra curioso... quem fica brincando paga caro......
Acho otimo vc aprender sobre motores..... mas teoria é uma coisa e pratica é outra..... então estude e veja alguem fazendo na pratica oks!
No seu caso melhor pagar pra um PROFISSIONAL fazer o trampo e quem sabe no proximo vc mesmo já saiba fazer! smiley20.gif

#10 VictorArrabal

VictorArrabal

Vitão

• Membro Forum
  • 3.749 posts

Postado 18 janeiro 2007 - 02:33

O Andy tirou as palavras dos meus dedos hehehehe

Qnt aos pistões...tem os forjados mas os originais da VW não são forjados não...quer dizer eles são, mas são forjados por mera facilidade no processo num é um forjado voltado pra preparação...qnt a cabeça vai depender do modelo que vc comprar, existem alguns q tem a cabeça chata já outros tem um rebaixo no meio da cabeça e tals...pra comprar os pistões é recomendavel, também, que um profissional te auxilie nessa operação...

E como Andy disse, só pra reforçar, se vc quer aprender mano pg um cursinho de mecânica...pq aprender no seu próprio carro é perigoso...nem eu que até manjo um pouquinho e tenho algumas ferramentas tenho a manha de mecher...então é melhor msm pagar pra alguém mecher mas alguém realmente de confiança...

E estamos sempre aqui pra tirar qualquer duvida Jack

flwwww

#11 mgr

mgr

Master

• Administradores
  • 6.911 posts

Postado 18 janeiro 2007 - 02:42

Aproveita o momento então e posta +/ oque você tem em mente ou abre um tópico pra galera opinar no seu projeto para o motor da voyagera ;)

#12 Andy Abc d(-_-)b

Andy Abc d(-_-)b

Golf Gti #Dead!

• Administradores
  • 16.231 posts

Postado 18 janeiro 2007 - 03:01

QUOTE (VictorArrabal @ Jan 18 2007, 03:33 PM)

Qnt aos pistões...tem os forjados mas os originais da VW não são forjados não...quer dizer eles são, mas são forjados por mera facilidade no processo num é um forjado voltado pra preparação...

flwwww

Só uma correção:

Pistão Forjado = Material "cru" que lapidado e usinado até a forma q se deseja!

pistão (original) Moldado = Material q foi alterado fisicamente ou seja derretido e se optaem o modelo da peça atravez de um molde!

Por isso forjado é mais resistente q um Moldado.....
Mesmo q ambos sejam o mesmo material.....

Mas o moldado é 3 X mais barato para as montadoras! por isso q eles usam!
Acho q ta pra entender +/- né! smiley20.gif

Editado por Andy Abc, 18 janeiro 2007 - 03:03 .

#13 Jack Daniels

Jack Daniels

Turbo Light 2,0 Bar

• Membro Forum
  • 432 posts

Postado 18 janeiro 2007 - 08:42

Ae galera, valeu pelas dicas!!!

Essa diferença de pistão forjado/moldado eu já tinha tomado conhecimento antes. Só não sei como ocorre a diferenciação de uso prático nos carros. Ainda tenho uma estrada longa pra caminhar.

Quanto ao meu projeto e aspirações de trabalhar sozinho são apenas planos futuros. Ainda não estou em condições financeiras de fazer isso agora. Como ainda tenho um tempo pela frente até começar a tocar o projeto eu comecei a sondar as possibilidades por aqui. Foi apenas uma sondagem que eu fiz de como mecher no meu motor. Caso vcs falassem que seria uma tarefa de poucas complicações e deixassem orientações eu faria sozinho. Mas como vcs falaram que é uma tarefa mais complicada do que parece eu terei que recorrer a outro picareta pra meter a mão no meu motor.

Já levei meu carro nos melhores mecânicos dessa cidade e só ouço besteiras e vejo picaretagens. O problema é que eu acho um mecânico bom em tal assunto lá, outro bom em outro assunto do outro lado da cidade, e sou obrigado a ficar pinçando serviço pela cidade. Haja paciência.

Mas minha idéia é de abrir esse motor no segundo semestre desse ano. E quando eu abrir pra trocar os anéis vou aproveitar pra começar a fazer maldade, eehehe.

Mas ando na mais cruel das dúvidas, pois adoro aspro, mas como o ovya é meu carro de dia-a-dia ele vai acabar bebendo muito. E um turbo acaba por ser mais econômico. Isso levando em conta uma preparação média tanto turbo como aspro.

Então, até lá eu gostaria de tomar bastante orientação ainda. Se bobear, nas férias do meio do ano eu vou ficar de rato de oficina, virar capacho pra ir aprendendo as coisas. hehehee

#14 VictorArrabal

VictorArrabal

Vitão

• Membro Forum
  • 3.749 posts

Postado 18 janeiro 2007 - 08:49

Cara...eu quero montar meu Voya Aspro tb...mas pode ter certeza q turbo é bem mais economico...vem mais potência e no final das contas bebe menos...

#15 Jack Daniels

Jack Daniels

Turbo Light 2,0 Bar

• Membro Forum
  • 432 posts

Postado 20 janeiro 2007 - 02:57

QUOTE (VictorArrabal @ Jan 18 2007, 08:49 PM)
Cara...eu quero montar meu Voya Aspro tb...mas pode ter certeza q turbo é bem mais economico...vem mais potência e no final das contas bebe menos...

O que eu gosto do aspro é que a curva de torque e potência fica mais plana que no turbo. Carro turbo fica lerdão em rotações baixas e de repente parece que acordou do inferno e sai destruindo tudo. A vantagem disso é vc poder andar em rotações baixas sem gastar muito.

Mas aspro é bom demais. Pq se vc pensar bem, no aspro vc só está otimizando a estrutura do motor para uso natural. O turbo vc acaba forçando um tipo de funcionamento que não é natural do motor. Pode ser viagem da minha cabeça, mas é isso que me ocorre quando comprado os dois, hehehe!

#16 VictorArrabal

VictorArrabal

Vitão

• Membro Forum
  • 3.749 posts

Postado 21 janeiro 2007 - 09:36

e o bom de aspro tb é q vc monta um motor 2.2 com uma 3E mas mantendo a caixa de ar original e já era, ninguém diz q é um carro preparado...chama bem menos atenção...

E qnt ao lag do turbo isso dá pra trabalhar na regulagem fina do conjunto...mas nunca vc vai conseguir lag zero num carro com turbo adaptado...Só q tipo isso é mto coisa de gosto tb...eu apesar de querer montar apro acho um tesão o soco do turbo, msm sabendo que o aumento abrupto de torque e potência força td a transmissão acho q num tem nd mais gostyoso doq vc estar numa estrada a 120 ai pra dar uma zuada engatar uma terceira e sair lizando...hehehehehehe

#17 Jack Daniels

Jack Daniels

Turbo Light 2,0 Bar

• Membro Forum
  • 432 posts

Postado 22 janeiro 2007 - 12:59

QUOTE (VictorArrabal @ Jan 21 2007, 09:36 PM)
e o bom de aspro tb é q vc monta um motor 2.2 com uma 3E mas mantendo a caixa de ar original e já era, ninguém diz q é um carro preparado...chama bem menos atenção...

E qnt ao lag do turbo isso dá pra trabalhar na regulagem fina do conjunto...mas nunca vc vai conseguir lag zero num carro com turbo adaptado...Só q tipo isso é mto coisa de gosto tb...eu apesar de querer montar apro acho um tesão o soco do turbo, msm sabendo que o aumento abrupto de torque e potência força td a transmissão acho q num tem nd mais gostyoso doq vc estar numa estrada a 120 ai pra dar uma zuada engatar uma terceira e sair lizando...hehehehehehe

heheheeh! Pois é, cada um tem seu charme. O turbo, pra mim, é algo muito divertio, mas muito bizarro. Não é algo que seria conveniente no dia-a-dia. Tem hora certa pra se dirgir carros turbinados. E o lag não tem jeito, é algo que sempre vai me incomodar. Até mesmo o Golf GTI 180cv (que dizem ser um dos carros turbos que menos apresenta lag da turbina) é um carro que não me deixou feliz ao dirigi-lo.

Nada me deixa mais feliz do que fazer um trajeto inteiro dentro da minha cidade usando apenas a 5ª marcha do meu voyage. Elasticidade do motor é algo que eu prezo muito, por isso pretendo aprender muita coisa antes de preparar meu carrinho.

Mas valeu pelas dicas todas ae Victor! Abraço!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos