Ir para conteúdo


Anúncios




COMO AMACIAR UM MOTOR NOVO OU RETIFICADO


  • Por favor, faça o login para responder
17 respostas neste tópico

#1 DANIEL AVELLA

DANIEL AVELLA

    Turbo Super

  • Membro Forum
  • 788 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Águas de São Pedro

Postado 07 abril 2011 - 10:10

Como amaciar um motor novo ou retificado
Se você tem dúvidas sobre como amaciar um motor novo ou retificado e chegou aqui procurando esta informação, no Google, seus problemas terminaram. Eu tive as mesmas dúvidas, fiz a mesma pesquisa e disponibilizo aqui de modo simples e direto as melhores informações que obtive, devidamente analisadas e comentadas. Mais mastigadinho que isso, só se você me contratar pra rodar por aí com seu carro e amaciar o motor dele.


Aviso inicial: tudo que eu vou dizer sobre amaciamento vale tanto para motores novos quanto para motores retificados, só mudam um pouco as quilometragens, como está descrito mais abaixo. Dito isso, vamos à história.

Após 300.000 km rodados nas mais adversas condições possíveis, carregando peso excessivo em estradas de terra esburacadas, subindo e descendo morros, sofrendo com a maresia e recebendo pouca manutenção, o heróico motor do meu (tanque de guerra) carro começou a perder força, fazer barulhos estranhos e soltar fumaça. Estava na hora de “fazer o motor”.

Eu não entendia e não entendo porcaria nenhuma de mecânica de automóveis, mas tinha que tomar algumas decisões, então tratei de fazer uma pesquisa básica. A primeira delas foi em relação a que tipo de retífica fazer: deveria fazer uma retífica completa ou uma “meia-sola”?

Faça a retífica completa
Se você já fez a retífica, meu primeiro conselho não vai ajudar muito, mas se você ainda não fez, faça a retífica completa, não faça uma meia-sola. Sim, eu sei que é mais caro, mas um motor com retífica completa é praticamente um motor zero km de novo, enquanto um motor com uma meia-sola é um motor com partes novas trabalhando em conjunto com partes desgastadas, o que não é uma boa idéia.

Comentando o básico do básico: entre diversas outras diferenças, numa meia-sola normalmente se trocam as bielas e não se mexe no virabrequim. Se você não entende nada de mecânica e nem sabia que existiam peças com estes nomes, é suficiente saber o seguinte: os pistões são as câmaras onde é queimado o combustível e gerada a força do motor, as bielas são as peças que captam essa força e as transmitem para o virabrequim e o virabrequim é um eixo esquisito todo torto que transmite a força do motor para a caixa de câmbio, de onde irá para as rodas. Se o virabrequim estiver desgastado, ele trabalhará com folgas e produzirá vibrações que afetarão as bielas novas e os pistões recém retificados, reduzindo a eficiência e a vida útil do motor, detonando seu investimento.

Tudo bem, você recebeu seu carro hoje, o motor está silencioso, sem vibrações, sem desligamentos inexplicados, sem queimar óleo, uma tetéia. Vamos ao que interessa.

Revise os itens básicos
Que itens básicos? Ora, seu carro ou é novinho ou acabou de ter o motor retirado, desmontado, modificado, remontado e recolocado, então você precisa conferir desde “detalhes” como óleo e água até itens aparentemente não relacionados com o desempenho do novo motor, como geometria e balanceamento. Coloque velas novas, confira o óleo da caixa, revise todas as mangueiras, troque os filtros do ar, do óleo e do combustível, essas coisinhas. Comece com o pé direito, seu motor novinho em folha merece.

A grande dúvida sobre o amaciamento
- O melhor é amaciar “na boa” ou “no pau”?

Resposta: o melhor é amaciar “na boa”. Ponto.

Você vai encontrar diversas opiniões em fóruns afirmando que o motor deve ser amaciado “no pau”, isto é, forçando desde o primeiro dia em altas velocidades, “para não ficar empacado”. Isso é uma grande bobagem, não faça isso!

Você também vai encontrar diversas opiniões em fóruns afirmando que não é mais necessário amaciar os motores novos, seja porque a tecnologia moderana permite fazer peças muito mais perfeitas que evitam a necessidade de amaciamento, seja porque os motores novos saem de fábrica pré-amaciados. Isso é uma grande bobagem, não acredite nisso!

Quem diz que o motor deve ser amaciado “no pau” ou não deve ser amaciado com certeza não entende nada de física e não leu o manual do fabricante.

Para entender por que eu afirmo isso, é necessário entender duas coisas: o que é o amaciamento de um motor e qual a diferença entre um amaciamento “na boa” e um amaciamento “no pau”.

O que é amaciamento
Amaciamento é a adaptação entre as diversas peças móveis de um motor, o que ocorre através do desgaste destas peças.

Por mais que a tecnologia atual produza peças melhores, com ínfimas variações em suas superfícies, ainda assim não se pode dizer que o ajuste entre todas as peças seja rigorosamente perfeito. Podemos discutir se um motor produzido com esta ou com aquela tecnologia precisa de mais ou de menos amaciamento, mas não podemos dizer que um motor recém fabricado ou recém retificado não precisa de amaciamento.

Diferença entre amaciamento “na boa” e “no pau”
O amaciamento “na boa” é um amaciamento feito de modo suave, promovendo um pequeno e lento desgaste nas peças, em condições de baixa vibração.

O amaciamento “no pau” é um amaciamento feito de modo violento, promovendo um grande e rápido desgaste nas peças, em condições de alta vibração.

As diferenças, portanto, são duas: a velocidade e a profundidade do desgaste das peças, devidos respectivamente ao número total de giros realizados e ao nível de vibração a que o motor foi submetido durante o processo de amaciamento.

Agora pense
Se você tenta fazer um furo em uma tábua, usando uma furadeira, o tranco que ela dará em suas mãos caso encontre alguma irregularidade na tábua é tanto maior quanto maior for a velocidade do giro, certo? Pois bem, a mesma coisa acontece quando as peças do motor do seu carro encontram pequenas irregularidades ao se moverem umas contra as outras no processo de amaciamento. Portanto, é preferível que as irregularidades das peças sejam aplainadas com delicadeza, para que não haja danos a seu redor.

Se você tenta fazer um furo em uma tábua, usando uma furadeira, o furo será mais justinho e perfeito se você estiver sobre um chão firme do que se você estiver sobre um veículo correndo em uma estrada esburacada, certo? Pois bem, a mesma coisa acontece quando as peças do motor do seu carro trabalham sob vibração: quanto mais baixa a vibração, melhor a acomodação, quanto mais alta a vibração, pior a acomodação. Portanto, é preferível que as irregularidades das peças sejam aplainadas sob baixa vibração, para que se mantenham o melhor ajustadas possível.

- Mas e a história do motor “empacado”?

Ora, não é verdade. Quem diz que o motor fica “empacado para sempre” se for amaciado “na boa” simplesmente não conhece física.

O amaciamento em alta rotação desde o princípio vai desgastar rapidamente as peças e dar a impressão de que o motor ficou “bem amaciado” porque o motor ficará “leve” ou “solto” em pouco tempo, mas isso é apenas sinal de desgaste precoce. Em breve este motor aumentará seu consumo e com certeza vai exigir manutenção mais cedo que um motor corretamente amaciado.

O amaciamento em baixa rotação no princípio vai desgastar lentamente as peças e dar a impressão que o motor está “amarrado” porque o motor ainda não foi amaciado em alta rotação, que é a segunda etapa do amaciamento.

- Ah, o amaciamento deve ser realizado em duas etapas?

É, esse é o pulo do gato. As pessoas não costumam dizer isso desta maneira, mas na prática é isso que significa amaciar “na boa”: primeiro se amacia em baixas rotações e depois se amacia em altas rotações.

Amaciar “na boa” não tem nada a ver com dirigir como uma múmia paralítica, mas com cumprir as etapas adequadas para que todo o processo de amaciamento transcorra com o menor nível de vibração possível, o que só ocorre se o amaciamento é gradual.

Quando realizado após o correto amaciamento em baixa rotação, o amaciamento em alta rotação ocorre com um nível de vibração muito menor que quando é realizado desde o princípio, o que desgasta menos as peças e garante melhor desempenho, menor consumo, menor custo de manutenção e uma vida útil muito maior ao motor.

Agora que você entendeu, vamos à parte prática?

COMO DIRIGIR PARA AMACIAR O MOTOR
Motores novos:

- Ao ligar o veículo, deixe que ele trabalhe uns 20 ou 30 segundos antes de colocar o pé no acelerador. Isso é para que o óleo circule e lubrifique as peças antes de colocar o veículo em uso, aumentando a vida útil do motor. Este conselho vale para toda a vida útil do automóvel, não somente para o período de amaciamento. (E vale até mesmo para os veículos de “partida imediata a frio”, que é um recurso emergencial ótimo para situações de necessidade, mas não deve ser usado diariamente.)

- Se você quiser ser realmente cuidadoso, acelere um pouquinho para pré-aquecer o motor por pelo menos mais 20 ou 30 segundos antes de engatar a primeira marcha. Este é outro conselho que vale para toda a vida útil do automóvel. (O ideal seria pré-aquecer o motor por pelo menos dois minutos, mas quem tem paciência para isso hoje em dia? O resultado é que todos os veículos acabam sofrendo um desgaste que seria evitável com um pinguinho só de paciência a mais.)

- Após o aquecimento inicial, não deixe o carro parado com o motor ligado. O que é bom no início para dar a primeira lubrificada nas peças torna-se ruim logo em seguida, pois com o motor trabalhando em baixa rotação a bomba de óleo lança menos óleo para lubrificar anéis, pistões e cilindros. Também não adianta meter o pé no acelerador, pois o trabalho do motor sem carga traz o risco de estragar o brunimento dos cilindros, o que pode causar a queda de um meteoro gigantesco e eliminar a vida na Terra ou pelo menos problemas graves de lubrificação nos anéis, pistões e cilindros, confesso que me atrapalhei um pouco com os termos técnicos.

- Nos primeiros 500 km de uso de seu veículo não vá para a estrada nem carregue muito peso com ele. Comece o amaciamento em área urbana, onde você tem que explorar toda uma gama de variações de velocidade de giros do motor, sem grandes cargas. (Claro que você pode ir ao supermercado com a família toda e voltar carregado, desde que o supermercado não fique a 200 km da sua casa.)

- Entre 500 km e 1000 km, quando você sentir que o carro já está andando com normalidade em baixas velocidades, sem aquela impressão de estar “preso”, pegue uma estrada e faça o seguinte: na quarta marcha, acelere até atingir 90 km/h, tire o pé do acelerador, deixe cair a velocidade até 50 km/h e torne a acelerar até os 90 km/h. Repita esta operação acelerando com suavidade nas primeiras dez vezes e com firmeza nas dez vezes seguintes. Se você for do tipo paciente, circule por quinze minutos e repita a operação. Repita todo o processo pelo menos mais uma vez, em outro dia.

- Até os 1000 km não ultrapasse os 100 km/h em nenhuma marcha e evite ultrapassagens que forcem o motor.

- Até os 1.500 km não mantenha velocidade alta por longos períodos nem carregue muito peso por longos períodos.

- Aos 1.500 km faça uma troca de óleo. Muita gente vai dizer que é desnecessário fazer uma troca de óleo tão prematura, mas eu vejo a questão da seguinte maneira: mesmo que seja um cuidado extremo, você vai fazer isso uma vez só na vida, então não é um custo relevante.

- Sempre troque o filtro de óleo junto com o óleo. Se você não troca o filtro, imediatamente uma grande quantidade de óleo velho se mistura com o óleo novo, o que reduz muito a utilidade do óleo novo. Bela porcaria.

- Nos primeiros 1.500 km não estique as marchas. Consulte o manual do seu veículo para ver a relação adequada entre marchas e velocidades para este período. Se você não tiver o manual, use esta tabela geral que eu encontrei por aí na internet:

1ª de 0 km/h até 25 km/h

2ª de 25 km/h até 45 km/h

3ª de 45 km/h até 65 km/h

4ª de 65 km/h até 85 km/h

5ª de 85 km/h até 110 km/h

- Após os 1.500 km começa a segunda etapa de amaciamento a que eu me referi acima: você deve começar a esticar gradualmente as marchas para elevar o giro do motor sem elevar a velocidade do veículo – afinal, você não quer se matar nem ser multado, né?

Motores retificados:

- Multiplique todas as quilometragens acima citadas por dois, mas mantenha a troca de óleo dos 1.500 km e faça outra aos 3.000 km.

Últimos conselhos
A partir dos 3.000 km para os motores novos e dos 6.000 km para os motores retificados, se você seguir os conselhos acima, você terá um motor 85% amaciado. Os últimos 15% serão atingidos com o dobro ou até o triplo destas quilometragens, quando você já não estará muito ligado na história do amaciamento, portanto:

- Seja paciente. Compensa.

- Não se habitue a esticar as marchas, isso é apenas um método para elevar os giros sem elevar a velocidade durante o período de amaciamento.

- Se você tiver muita pressa para “desempacar” o motor, siga o método acima. Eu já estou descrevendo o mínimo, não “adapte” as quilometragens segundo os conselhos do seu vizinho picareta de automóveis que “manja tudo” sobre o assunto.

- Se você quiser ser mais lento e cauteloso ao amaciar o motor de seu carro, ótimo, some 30% ou 50% em todas as quilometragens. Não existe isso de um motor ficar “empacado” por ter sido amaciado “na boa”, o que acontece é que o motor tem que ser amaciado em todas as velocidades de giro, começando pelas mais baixas. Para “desempacar” um motor que sempre andou em baixa rotação basta passar a amaciá-lo em alta rotação, mesmo após anos de uso em baixa rotação.

Quanto mais “na boa” o motor for amaciado, maiores serão seu desempenho e sua durabilidade e menores serão seu consumo e seu custo de manutenção.

espero ter contribuido com informações valiosas e que alguém possa fixá-lo.( se achar proveitoso )
Abraço....




#2 Guest_binhodrummer_*

Guest_binhodrummer_*
  • Guests

Postado 07 abril 2011 - 10:23

texto legal...mas como motores novos hj em dia?? acho que não precisa não...o motor novo de fabrica dizem que ja vem "ajustado", imagina se não?? meu irmão é um exemplo disso, comprou o golzinho 1.6 zero o que ele fez?? ja saiu moendo!! ta com uns 15mil rodados ja fez a 1 revisão e pau dentro...pra motor novo hj em dia acho que é balela isso ae! pra motor retificado ae é outra história!
abraços

#3 DANIEL AVELLA

DANIEL AVELLA

    Turbo Super

  • Membro Forum
  • 788 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Águas de São Pedro

Postado 07 abril 2011 - 10:30

Não Binho!
Coloquei em relação a motores dos nossos quadrados, nesta proporção não valendo para carro novo. Afinal de contas aqui é o clube do voyage né rsrsrs e sua maioria é composta por carros mais antigos. certo!
abração ...

#4 Jadson LS 1.6

Jadson LS 1.6

    Turbo Super

  • Membro Forum
  • 849 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Goiania

Postado 07 abril 2011 - 10:32

Se for assim o meu motor vai dar problema pq desde o 1º dia de retificado eu do pau nele KKK !!

#5 Guest_binhodrummer_*

Guest_binhodrummer_*
  • Guests

Postado 07 abril 2011 - 10:36

 DANIEL AVELLA, em 07 abril 2011 - 10:30 , disse:

Não Binho!
Coloquei em relação a motores dos nossos quadrados, nesta proporção não valendo para carro novo. Afinal de contas aqui é o clube do voyage né rsrsrs e sua maioria é composta por carros mais antigos. certo!
abração ...
certíssimo amigo, um dia vou ter que abrir o coração do meu voyage...é de grande importancia o texto!!

#6 marquinhos-pr

marquinhos-pr

    Turbo Super

  • Membro Forum
  • 548 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Toledo PR

Postado 07 abril 2011 - 10:43

boa dica, por coincidência um colega meu aqui do trabalho acabou de retificar o motor dele, um golf gti turbo ele pagou 3conto imagina como ficou, ai eu mostrei esse post p/ ele e ele falou q já tá dando cacete não tá nem nos 500km, q pena q tô do carro

#7 Gabriel Coutinho

Gabriel Coutinho

    Turbo Super

  • Membro Forum
  • 895 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Vila Velha - ES

Postado 07 abril 2011 - 11:38

Já é uma boa para quando eu for retificar meu motor hehehehehe

#8 rafa1.8

rafa1.8

    Dragster Light

  • Membro Forum
  • 2.446 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:São Paulo - SP

Postado 07 abril 2011 - 12:19

 Gabriel Coutinho, em 07 abril 2011 - 11:38 , disse:

Já é uma boa para quando eu for retificar meu motor hehehehehe

x2 :thumbsup:

#9 Arthur TBA

Arthur TBA

    Turbo Top

  • Membro Forum
  • 1.543 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Piracicaba - SP

Postado 07 abril 2011 - 01:32

interessante cara...

muito util... como disse o binho, um dia teremos que abrir o coração dos voyages... :D


#10 kayus

kayus

    Vou voltar pro Carburador !

  • Membro Forum
  • 3.436 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Rio de Janeiro

Postado 07 abril 2011 - 06:27

Um dia todo motor será aberta, não importa qual carro, o mais importante é seguir na troca de óleo programada para motor novo ou retificado. Assim voce elimina o resíduo de limalha que danifica o motor. Normalmente tanto para novo como retificado, a primeira troca é feita a 1mil kilometros rodados. Abração a todos.

SIGA AS INSTRUÇÕES DO SEU MÉDICO, OPIS, MECÂNICO, AHAHAHAHAHAHAH !

#11 Jones

Jones

    Turbo Top

  • Membro Forum
  • 1.418 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Sao Paulo

Postado 07 abril 2011 - 07:31

Parabens ein Daniel muito bom o tópico ein, fixa ae por favor... vai ficar nos favoritos pq logo mais, logo menos vou precisar seguir esses passos.

#12 DANIEL AVELLA

DANIEL AVELLA

    Turbo Super

  • Membro Forum
  • 788 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Águas de São Pedro

Postado 07 abril 2011 - 08:15

opa pessoal beleza??
Agradeço o apoio de quem gostou do tópico..
a intenção é ajudar mesmo quem não tem idéia do que fazer.... como um dia eu também passei por isso sei bem como é fazer as coisas sem muita informação.
Abração a todos.

#13 Dinho RJ

Dinho RJ

    Dinho RJ - Sempre alerta

  • Moderador Global
  • 15.141 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Rio de Janeiro

Postado 08 abril 2011 - 09:02

Realmente de muita importância essas dicas aí.
Mas dá pra perceber que quem fez o texto não é tão bobo assim, pois passou todas as dicas conforme manda nas especificações dos fabricantes, fora alguns deslizes (que na minha opinião foram propositais) é de grande valia as informações.

Como todos sabem meu motor está sendo todo feito e vou seguir as informações, até os 1.000 km só no sapatinho, depois fazer a troca de óleo e filtro, aí sim começar a dar umas pisadas mais fortes pra ir abrindo aos poucos a força do motor.

#14 PapaLeguas

PapaLeguas

    PapaLeguas

  • Membro Forum
  • 1.477 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Rio de janeiro,RJ Zona norte

Postado 08 abril 2011 - 09:41

No manual do gol GIV e do new Voyage só diz para não ultrapassar 85% da velocidade final do carro até uma certa quilometragem...
mas emfim..muito bom tópico e certamente esse cuidado não fará mal ao motor e a dica é totalmente válida para motores mais antigos...
parabens ae!

Editado por PapaLeguas, 08 abril 2011 - 09:43 .


#15 STT-STD

STT-STD

    Turbo Super

  • Membro Forum
  • 505 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Araucária

Postado 08 abril 2011 - 12:35

Ha tipo, eu acho que é psicologico esse negocio de Amaciar.

Pq veja bem, os motores hoje, sao amaciados 3 km em Bancada de Regulagem, qualquer anomalia ele vai ser ajustado, era assim na Bosch com os Bicos Injetores e as Bombas Injetodas. Na GM eu sei que é assim tbm e na VW tbm, os motores ficam rodando 24 horas sem descanço, sempre alterando a carga e rotação.

Sobre motores antigos que amaciar, eu n sei tbm, pra mim é psicologio, pq nego hoje abre um motor mexe inteiro, turbina, da uma volta de 1 km pra faze a primeira troca de oleo afim de elimina cavacos etc, e depois desossa tudo e nao acontece nada, cara anda ae 50 100 mil km moendo e n acontece nada quando é bem feito.

Um Exemplo é o LINEA, motor roda 3 mil km na bancada, fica por 4 horas a 7 mil rpm constante, depois fica ocilando, marcha lenta, etc, dae agora descobre-se que com estimados 30 mil km os motores tao fumando, por problema de folga ou ajuste.

Acredito que quando vai da problema, o negocio ja nasce com o problema e com o tempo ele evolui e amaciando ou nao vai aparecer mais cedo ou mais tarde.

Motor do meu chevette, quando turbinei foi feito inteiro embaixo e encima, o mecanico ja desosso ele antes dos 1000 km, trocamos oleo e eu continuei desossando, e passados 2 anos rodando todo dia com ele rodei 19 mil km maior parte do tempo derretendo tudo, e quando vendi, ele fico la 6 meses parado, a primeira partida dele, motor viro meia volta do arranque e pego de boa no alcool sem afogador e fico na lenta dele de 300 rpm frio, hoje ta com um amigo meu que ja moeu diferencial, ponta de eixo e o motor ta la firme e forte, respiro sequinho e n fuma nada, n vaza 1 pingo de oleo.

Voyage a mesma coisa, foi desmontado todo o motor, remontado, e com 2 mil km ele quebro, ja comentei o caso.

Foi refeito denovo, agora tem mais potencia, mais esforço fisico, ta com 8 mil KM, e ta igual injetado, lisinho, bate de manha no alcool pega igual gaslina, nao bate nada, ta zerado, respiro n tem cheiro nem humido, oleo limpinho, ta zerado, e até 2 meses atras eu tava judiando todo dia dele, agora parei pq me quebrei no posto de gasolina to dando um tempo.

#16 Dinho RJ

Dinho RJ

    Dinho RJ - Sempre alerta

  • Moderador Global
  • 15.141 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:Rio de Janeiro

Postado 08 abril 2011 - 05:01

 STT-STD, em 08 abril 2011 - 12:35 , disse:

Ha tipo, eu acho que é psicologico esse negocio de Amaciar.

Pq veja bem, os motores hoje, sao amaciados 3 km em Bancada de Regulagem, qualquer anomalia ele vai ser ajustado, era assim na Bosch com os Bicos Injetores e as Bombas Injetodas. Na GM eu sei que é assim tbm e na VW tbm, os motores ficam rodando 24 horas sem descanço, sempre alterando a carga e rotação.

Sobre motores antigos que amaciar, eu n sei tbm, pra mim é psicologio, pq nego hoje abre um motor mexe inteiro, turbina, da uma volta de 1 km pra faze a primeira troca de oleo afim de elimina cavacos etc, e depois desossa tudo e nao acontece nada, cara anda ae 50 100 mil km moendo e n acontece nada quando é bem feito.

Um Exemplo é o LINEA, motor roda 3 mil km na bancada, fica por 4 horas a 7 mil rpm constante, depois fica ocilando, marcha lenta, etc, dae agora descobre-se que com estimados 30 mil km os motores tao fumando, por problema de folga ou ajuste.

Acredito que quando vai da problema, o negocio ja nasce com o problema e com o tempo ele evolui e amaciando ou nao vai aparecer mais cedo ou mais tarde.

Motor do meu chevette, quando turbinei foi feito inteiro embaixo e encima, o mecanico ja desosso ele antes dos 1000 km, trocamos oleo e eu continuei desossando, e passados 2 anos rodando todo dia com ele rodei 19 mil km maior parte do tempo derretendo tudo, e quando vendi, ele fico la 6 meses parado, a primeira partida dele, motor viro meia volta do arranque e pego de boa no alcool sem afogador e fico na lenta dele de 300 rpm frio, hoje ta com um amigo meu que ja moeu diferencial, ponta de eixo e o motor ta la firme e forte, respiro sequinho e n fuma nada, n vaza 1 pingo de oleo.

Voyage a mesma coisa, foi desmontado todo o motor, remontado, e com 2 mil km ele quebro, ja comentei o caso.

Foi refeito denovo, agora tem mais potencia, mais esforço fisico, ta com 8 mil KM, e ta igual injetado, lisinho, bate de manha no alcool pega igual gaslina, nao bate nada, ta zerado, respiro n tem cheiro nem humido, oleo limpinho, ta zerado, e até 2 meses atras eu tava judiando todo dia dele, agora parei pq me quebrei no posto de gasolina to dando um tempo.

Bom sei lá, aí já acho que é questão de sorte, pois já vi motores feitos pelo mesmo mecânico e alguns duram muito mesmo dando pau direto e outros na primeira semana ou com pouca kilometragem já dando zica.

#17 Guest_binhodrummer_*

Guest_binhodrummer_*
  • Guests

Postado 08 abril 2011 - 06:21

se um dia eu tiver que retificar, 1000Km na maciota, depois troca de oleo e pé dentro...é o mais indicado em qq situação!

#18 Serjãoracing

Serjãoracing

    Turbo Super

  • Membro Forum
  • 662 posts
  • Sexo:Masculino
  • Cidade:São João de Meriti - Rio de Janeiro

Postado 08 abril 2011 - 09:25

Essa dos 1000 KM é legal, pois o desgaste inicial das peças estará dentro do motor até a primeira troca, após pode largar a bota.
O tópico é legal, mas se aplicava a tempos atráz quando o material de bronzinas e anéis em geral ñ tinham a mesma propriedade , estamparia e usinagem de hoje. Sem contar as folgas aplicadas que eram bem menores. Certa vez tinha um chevette 76 fiz o motor e fui viajar e levei 5 horas do Rio a Mangaratiba pois o motor trancava direto. Os de fábrica já vem amaciado, o legal é seguir os manuais com respeito a troca de óleo principalmente. Mais uma vez tenho que citar as pistas de corrida que são os nossos laboratórios onde se pega um motor novo dá entre 5 á 10 voltas a 5000 giros e depois pode largar a bota. Acabada a corrida trocava o óleo e o motor ia p outra sem problema, sem contar akeles motores que eram montados com pistões do lixo Sábado à noite amaciava no warm-up e na corrida ia pras cabeças. Mais ou menos isso. Abç!!!




0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos