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Revisão no sistema de arrefecimento


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35 respostas neste tópico

#1 mgr

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Postado 17 fevereiro 2010 - 03:49

Revisão no sistema de arrefecimento


Manter o motor na temperatura ideal de funcionamento é tarefa que, se não cumprida rigorosamente, pode trazer sérios prejuízos para o motorista, ainda mais de veículos comerciais, que usam o veículo como instrumento de trabalho. Por isso é mais do que essencial realizar as manutenções preventivas no sistema de arrefecimento do motor, responsável por esse trabalho.

Além de dissipar o calor, o sistema mantido em ordem auxilia na redução de consumo de combustível e das emissões de fumaça preta, pois devido ao gerenciamento eletrônico do motor, as mudanças de temperatura acabam alterando a quantidade de combustível injetado e do momento de injeção. A própria queima do combustível e o atrito das peças internas geram calor, mais um motivo para que a temperatura seja ideal.



Os componentes que fazem parte do sistema são: radiador, ventilador, bomba centrífuca, válvula termostática, defletor de ar, mangueiras, sensores, líquido de arrefecimento e reservatórios. Em caminhões, é utilizado ainda uma embreagem viscosa entre a hélice e a bomba que diminui a velocidade da hélice com temperaturas menores. A tampa do radiador também é importante para o sistema, pois possui válvulas para controle da pressão e depressão do sistema.

O funcionamento do sistema depende de uma bomba centrífuga, que provoca a circulação do líquido de arrefecimento pelo conjunto. Antes de atingir a temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática impede a passagem do líquido para o radiador. A medida em que a temperatura vai se elevando, a válvula se abre e permite a passagem do líquido. Quando a temperatura chega ao valor ideal, a válvula é aberta totalmente.

A pressão e o volume do sistema aumenta sempre que a temperatura do líquido é elevada. Essa pressão é controlada pelas válvulas da tampa do reservatório de expansão. Enquanto o controle da temperatura é realizado por meio da válvula termostática, que monitora ainda o fluxo de líquido para o radiador.


Manutenção

O primeiro e mais importante passo da manutenção do sistema de arrefecimento é manter o líquido devidamente aditivado e no nível adequado, para evitar principalmente a corrosão das peças internas.

O recomendado é que o sistema seja verificado de acordo com as instruções do fabricante do veículo. "Vale lembrar que os veículos comerciais trabalham com prazos de manutenção distintos de acordo com a aplicação. É essencial que a proporção de aditivo na água que circula seja correta também seguindo a aplicação", explica Valdemar de Lima, instrutor do SENAI-Ipiranga.

O líquido é importante, mas outros componentes devem ser verifcados. Inspecione se não há ressecametos e deformações nas mangueiras, em seguida, faça o teste do sistema de arrefecimento com a bomba manual para saber a pressão de trabalho e identificar possíveis vazamentos.

Não esqueça de conferir as condições da tampa reservatório do sistema de arrefecimento. Instale a tampa no analisador com o adaptador, mergulhe o conjunto num recipiente com água. Acione a bomba manual com movimentos lentos e verifique a pressão indicada no manômetro, veja se a tampa perdeu a carga das molas. Cheque também os valores de referência da abertura da válvula de sobrepressão, que variam de acordo com o modelo.



Muito cuidado!

O líquido de arrefecimento do motor funciona em alta temperatura e pressão, portanto, cuidado ao abrir a tampa. Se precisar remover a tampa quando a temperatura estiver acima de 90ºC, utilize um pano para cobrir e girar até o 1º estágio. Somente depois de deixar escapar o vapor, o técnico pode retirar a tampa por completo. Não esqueça de usar luvas e óculos de proteção.

Fonte: http://www.omecanico.com.br/


DICAS:
FONTE: http://www.radiadoresrodrigues.com.br/dicas.htm

Uma das principais causas de problemas no sistema de arrefecimento em carros, máquinas e caminhões de um modo geral, referem-se à falta de cuidados que são necessários quando do abastecimento dos mesmos.

Mantenha o sistema sempre abastecido. Para isso basta usar o aditivo adequado no seu veículo.
Veja abaixo tabela por fabricante da quantidade de aditivo e água.



- Modelo
- Capacidade em Litros / Aditivo Concentrado Litros / Água em Litros

Chevette / Chevy 500
7,5
3,0
4,5

Opala / Caravan 4 cil 83 =>
8,6
3,5
5,1

Monza =>90
7,0
3,0
4,0

Monza AC =>90
7,5
3,0
4,5

Monza AC TA =>90
7,5
3,0
4,5

Monza 91 => / Kadett
7,0
3,0
4,0

Monza AC =>91 / Kadett AC
7,5
3,0
4,5

Corsa 1.0 /1.4 / 1.6
5,9
2,5
3,4

Corsa 1.6 AC / 16V
5,9
2,5
3,4

Vectra 93 / 96
7,2
3,0
4,2

Ômega GLS 2.0 / 2.2
6,4
2,5
3,9

Ômega CD 3.0 / 4.1
11,3
4,5
6,8

S-10 / Blazer Gas
8,0
3,5
4,5

S-10 / Blazer Gas AC
10,1
4,0
6,1

S-10 / Blazer Diesel
10,5
4,5
6,0


- Modelo
- Capacidade em Litros / Aditivo Concentrado Litros / Água em Litros

Corcel II / Del Rey 1.6
5,4
2,5
2,9

Del Rey 1.8 com e sem AC
6,8
3,0
3,8

Escort 1.6
5,8
2,5
3,3

Escort Hobby / Verona
6,0
2,5
3,5

Escort / Verona AC
6,0
2,5
3,5

Versailles / Royale
6,6
3,0
3,6

Versailles / Royale AC
6,9
3,0
3,9

Fiesta 1.0 / 1.3
5,2
2,0
3,2

Fiesta 1.3 AC
5,4
3.0
2,4

Fiesta 1.4
6,0
3,0
3,0


- Modelo
- Capacidade em Litros / Aditivo Concentrado Litros / Água em Litros


Passat / Gol / Voyage / Parati =>86
5,6
2,5
3,1

Passat / Gol / Voyage / Parati AC =86
7,1
3,0
4,1

Gol / Voyage / Parati 87 / 94
6,1
2,5
3,6

Gol / Voyage / Parati AC 87 / 94
7,1
3,0
4,1


Gol / Parati / 95 =>
6,0
2,5
3,5

Gol / Parati AC 95 =>
6,2
2,5
3,7

Santana / Quantum
6,6
3,0
3,6

Santana / Quantum AC
6,9
3,0
3,9

Apollo
6,0
2,5
3,5

Logus / Pointer 1.6 / 1.8
5,4
2,5
2,9

Logus / Pointer AC
6,0
2,5
3,5

Golf GL / GLX / GTI
6,3
2,5
3,8

Passat (alemão) 4Cil
5,6
2,5
3,1

Passat (alemão) VR6
8,6
3,5
5,1


- Modelo
- Capacidade em Litros / Aditivo Concentrado Litros / Água em Litros


Fiat 147 L / GL
5,2
2,5
2,7

Spazio / Oggi
6,5
2,5
4,0

Uno / Prêmio / Elba 1.3 / Mille
5,5
2,5
3,0

Uno / Prêmio / Elba 1.5 / Mille Eletronic / ELX
5,5
2,5
3,0

Uno Mille EP AC
6,5
3,0
3,5

Uno / Prêmio / Elba 1.5 /1.6 (s/ vaso)
6,5
3,0
3,5

Tempra (todos)
7,1
3,0
4,1

Palio 1.0 (c/ vaso)
6,6
3,0
3,6

Palio 1.3 / 1.5
6,7
3,0
3,7

Palio 1.0 / 1.3 / 1.5 AC
6,7
3,0
3,7

Palio 1.6
6,9
3,0
3,9

Tipo 1.6
6,5
3,0
3,5

Tipo 1.6 AC
6,9
3,0
3,9

Tipo 2.0 / Tempra SW (todos)
6,9
3,0
3,9



Tai!

Abraços




#2 romeuleandro

romeuleandro

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Postado 16 julho 2011 - 01:53

fiou uma grande dúvida de muitos.

como limpar o sistema de arrefecimento (mangueiras, radiador, reservatório) sem prejudica-lós, levando em consideração que tenho um veiculo idade superior a 10?

e então? devo colocar os famosos liquido que prometem a maior limpeza neste sistema! alguns mito sobre este liquidos são que podem estourar mangueiras e gerar vazamentos que não existiam é verdade?

Abrs. t+

#3 alone

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Postado 16 julho 2011 - 12:06

se tiver alguma coisa comprometida pode acontecer. mas de qualquer forma seria só questão de tempo, então vale a pena igual.
meu voyage tem 23 anos, fiz a limpeza com liquido próprio pra isso e depois troquei toda a agua por agua limpa e aditivo, nada aconteceu até agora (nunca tinha feito limpeza nem usado aditivo). nem mangueira, nem abraçadeira, nem bomba... nenhum problema mesmo...

o ideal é manter tudo limpo e certinho pra evitar surpresas. é só seguir as instruções de uso do produto que ta tudo certo.

#4 romeuleandro

romeuleandro

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Postado 18 julho 2011 - 01:03

Visualizar Postalone, em 16 julho 2011 - 12:06 , disse:

se tiver alguma coisa comprometida pode acontecer. mas de qualquer forma seria só questão de tempo, então vale a pena igual.
meu voyage tem 23 anos, fiz a limpeza com liquido próprio pra isso e depois troquei toda a agua por agua limpa e aditivo, nada aconteceu até agora (nunca tinha feito limpeza nem usado aditivo). nem mangueira, nem abraçadeira, nem bomba... nenhum problema mesmo...

o ideal é manter tudo limpo e certinho pra evitar surpresas. é só seguir as instruções de uso do produto que ta tudo certo.

cara muito obrigado pela dica.
acho q até o fim do mês devo fazer esta limpeza.

#5 asilva54

asilva54

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Postado 26 julho 2011 - 10:41

Um link bem esclarecedor...
http://www.oficinabr...ana/25_07_2011/

Editado por asilva54, 26 julho 2011 - 10:44 .


#6 Felipe Varanda

Felipe Varanda
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Postado 04 setembro 2011 - 11:43

O mal funcionamento do sistema de arrefecimento causa alto consumo?

#7 Alan Corpinho

Alan Corpinho
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Postado 07 setembro 2011 - 11:46

TB TENHO DUVIDAS PQ TEM UM MITO DE QUE SE POR ESSE "LIMPA ~RADIADORES' e o sistema estiver ruim demais estraga o SISTEMA. É VERDADE? QUE PRODUTO USAR?

#8 alone

alone

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Postado 07 setembro 2011 - 01:10

exatamente como tu disse... MITO
se tiver alguma coisa com problema (por exemplo, selo furando, mangueira ressecada, etc) pode acontecer de romper porque o produto tira tudo que é oxidação do sistema
ou seja, depois da limpeza pode aparecer um problema, mas é algo que já tava lá e certamente uma hora ia aparecer do mesmo jeito

essa limpeza com produto especifico não tem necessidade de ser feita com frequencia, depois da limpeza é só trocar toda a agua e colocar aditivo. depois é só ir trocando a agua e colocando aditivo conforme as especificações de validade do aditivo que tu usar.

#9 Guest_binhodrummer_*

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Postado 07 setembro 2011 - 01:36

Visualizar Postalone, em 07 setembro 2011 - 01:10 , disse:

exatamente como tu disse... MITO
se tiver alguma coisa com problema (por exemplo, selo furando, mangueira ressecada, etc) pode acontecer de romper porque o produto tira tudo que é oxidação do sistema
ou seja, depois da limpeza pode aparecer um problema, mas é algo que já tava lá e certamente uma hora ia aparecer do mesmo jeito

essa limpeza com produto especifico não tem necessidade de ser feita com frequencia, depois da limpeza é só trocar toda a agua e colocar aditivo. depois é só ir trocando a agua e colocando aditivo conforme as especificações de validade do aditivo que tu usar.
+1...depois da "limpeza" só colocar aditivo de boa qualidade (uso paraflu concentrado 2L e o resto de agua) e trocar a agua a cada ano, que vc nunca tterá mais problema com arrrefecimento. lembrando que manter só agua enferrruja tudo e vc pode perder bomba d´uaga, selos do motor, radiador, mangueiras...até cabeçote vc pode perder!! então amigo, manter só agua vc só vai estar adiando as coisas e com certeza o dia que der M vc vai ver só o prejuizo! abraços

#10 KnightArch

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Postado 14 setembro 2011 - 08:54

Visualizar PostFelipe Varanda, em 04 setembro 2011 - 11:43 , disse:

O mal funcionamento do sistema de arrefecimento causa alto consumo?

Esqueceram q a unica verdade eh o alto consumo de grana do bolso pra consertar os estragos decorrentes disso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

[]'s

#11 Carlos_Bilibio

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Postado 14 setembro 2011 - 10:07

Me digam uma coisa... botei no meu carro o aditivo sintetico, rosa pink, mecanico disse q é o usado atualmente e tem duração de 2 anos, é bom, ruim, quais as diferenças pro comum ? Além do preço mais alto !!

#12 Guest_binhodrummer_*

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Postado 14 setembro 2011 - 10:24

Visualizar PostCarlos_Bilibio, em 14 setembro 2011 - 10:07 , disse:

Me digam uma coisa... botei no meu carro o aditivo sintetico, rosa pink, mecanico disse q é o usado atualmente e tem duração de 2 anos, é bom, ruim, quais as diferenças pro comum ? Além do preço mais alto !!
realmente ele esta certo! dura mais mesmo! tb coloquei no meu carro esse paraflu sintético...ouvi dizer que tem mais eficiencia tb! abraços

#13 alone

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Postado 14 setembro 2011 - 10:50

normalmente o rosa (ou vermelho ou roxo) é organico e a troca a cada 2 anos (tem pra 5 anos também), azul ou verde inorganico e troca a cada 1 ano ou 6 meses.
as quantidades mudam também, depende do fabricante.
dizem que realmente os bons são os organicos, inclusive saem de fabrica.

talvez o paraflu seja diferrente então...

Editado por alone, 14 setembro 2011 - 10:51 .


#14 KnightArch

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Postado 14 setembro 2011 - 12:41

A diferença eh q o sintetico tem propriedades fisicas q permitem baixar a temp de ebuliação, aumentam o coeficiente de pressurização da mistura, melhorando a eficiencia do arrefecimento de forma geral.

Hj em dia usam bastante dele pela facilidade de fabricação e pq reza a lenda q os organicos dpois do prazo de validade tende a contaminar as paredes internas do sistema todo. A explicação q enxergo eh q as montadoras parte do pressuposto da pior hipotese possivel: senhora motorista descuidada q olha o nivel da agua soh qndo o carro funde. Entao pra evitar problemas no sistema e facilitar a manutenção, usam o sintetico q msm dpois do prazo de validade nao oxida, diminuindo os problemas decorrentes do uso prologado do aditivo sem manutenções preventivas.

[]'s

#15 Guest_binhodrummer_*

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Postado 14 setembro 2011 - 01:30

Visualizar PostKnightArch, em 14 setembro 2011 - 12:41 , disse:

A diferença eh q o sintetico tem propriedades fisicas q permitem baixar a temp de ebuliação, aumentam o coeficiente de pressurização da mistura, melhorando a eficiencia do arrefecimento de forma geral.

Hj em dia usam bastante dele pela facilidade de fabricação e pq reza a lenda q os organicos dpois do prazo de validade tende a contaminar as paredes internas do sistema todo. A explicação q enxergo eh q as montadoras parte do pressuposto da pior hipotese possivel: senhora motorista descuidada q olha o nivel da agua soh qndo o carro funde. Entao pra evitar problemas no sistema e facilitar a manutenção, usam o sintetico q msm dpois do prazo de validade nao oxida, diminuindo os problemas decorrentes do uso prologado do aditivo sem manutenções preventivas.

[]'s
queria ter um filho assim:
Imagem Postada

hahahahahahaha
então uso esse paraflu agora:
Imagem Postada
muito bom!

#16 KnightArch

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Postado 15 setembro 2011 - 08:19

mais hein?

Acho q fui zuado kkkkkkkkkkkkkkkkk

[]'s

#17 mgr

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Postado 15 setembro 2011 - 12:13

Visualizar PostFelipe Varanda, em 04 setembro 2011 - 11:43 , disse:

O mal funcionamento do sistema de arrefecimento causa alto consumo?

Varanda motor que não trabalha em temperatura ideal (para + ou para -) tende a ter maior consumo sim, se esta em dúvida uma revisão é bem vinda, principalmente na válvula termostática.

#18 Guest_binhodrummer_*

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Postado 15 setembro 2011 - 12:39

Visualizar PostKnightArch, em 15 setembro 2011 - 08:19 , disse:

mais hein?

Acho q fui zuado kkkkkkkkkkkkkkkkk

[]'s
:tongue:

Visualizar Postmgr, em 15 setembro 2011 - 12:13 , disse:

Varanda motor que não trabalha em temperatura ideal (para + ou para -) tende a ter maior consumo sim, se esta em dúvida uma revisão é bem vinda, principalmente na válvula termostática.
opa falou tudo amigo!!

#19 Dinho RJ

Dinho RJ

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Postado 16 setembro 2011 - 09:48

É amanhã vou fazer a limpeza no sistema do meu, o PARAFLU já está comprado hehehe.
Agora vai ficar tudo azul e sem stress.

#20 alcantara jr

alcantara jr

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Postado 11 janeiro 2013 - 10:26

e eu que achava que tinha que colocar só o aditivo sem nenhuma mistura.




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